Atualização do Registo de Propriedade - Pedidos de Apreensão de Veículos

Atualização do Registo de Propriedade - Pedidos de Apreensão de Veículos 

Título

Regularização do Registo de Propriedade

O registo de propriedade de veículos, adquirida por contrato verbal de compra e venda, pode agora ser efetuado pelo vendedor do veículo nos termos do Decreto-Lei n.º 177/2014, de 15 de dezembro, através de procedimento especial, permitindo efetuar o registo da propriedade a favor do seu atual proprietário.

Os pedidos deverão ser apresentados junto dos serviços do IRN – Instituto dos Registos e do Notariado.

Para mais informações, consulte o referido decreto-lei (clique no link acima para aceder ao documento).

 

Apreensão de veículos

O Código da Estrada permite efetuar o pedido de apreensão de um veículo, com o objetivo de retirar de circulação os veículos que não tenham o registo da propriedade regularizado.

Os interessados devem solicitar a apreensão do veículo por falta de regularização da propriedade na Conservatória do Registo Automóvel ou junto do Balcão de Atendimento do IMT da área da sua residência, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Formulário Modelo 9 IMT;
  • Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Taxas: € 10

O IMT não é responsável pela não apreensão do veículo em causa, limitando-se a encaminhar o pedido para as entidades policiais competentes.

Decorridos mais de 6 meses após o pedido de apreensão de um veículo, cuja propriedade tenha sido transferida a terceiro há mais de um ano e este não tenha atualizado o registo de propriedade, o titular daquele registo pode requerer o cancelamento da matrícula do veículo nos termos do n.º 12 do artigo 119.º do Código da Estrada.

 
 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2014 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0