Reposição de Matrículas Canceladas por falta de IPO

Reposição de Matrículas Canceladas por falta de IPO 

Título
4 de Outubro de 2008
Os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória (IPO) podem solicitar a respectiva reposição, desde que o veículo seja aprovado numa inspecção extraordinária. 

Em 12 de Maio foram canceladas automaticamente mais de 900.000 matrículas de veículos registados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, que não se apresentaram a inspecção periódica obrigatória (IPO), depois de 1 de Janeiro de 2003.

O cancelamento destas matrículas foi efectuado ao abrigo do n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008 de 6 de Maio, que estabelece o regime transitório e excepcional para o efeito.

O mesmo diploma determina que a reposição das matrículas possa ser solicitada ao IMTT, desde que o veículo seja aprovado numa inspecção extraordinária a realizar num centro da categoria B (tarifa de € 79,03 acrescidos de IVA).

Até 12 de Novembro de 2008, a reposição de matrículas canceladas por falta de IPO está isenta da taxa devida ao IMTT. Depois desta data, a reposição implica o pagamento de uma taxa de € 33.

A circulação de veículos com a matrícula cancelada está sujeita à apreensão da viatura e aplicação de multa pelas entidades fiscalizadoras. 

Assim, os proprietários que mantenham em circulação veículos cujas matrículas estejam canceladas, devem solicitar a reposição nos Balcões de Atendimento dos serviços regionais e distritais do IMTT e das Lojas do Cidadão. No sentido de evitar períodos de espera mais prolongados no final do ano, o IMTT recomenda que os pedidos sejam requeridos o mais rapidamente possível. 


Consulta às matrículas canceladas por falta de IPO

As matrículas canceladas por falta de IPO podem ser consultadas através da página inicial do site do IMTT, bastando escrever a matrícula no espaço reservado ao efeito.

Os condutores que não tenham acesso à Internet e pretendam verificar se a matrícula do seu veículo foi cancelada, poderão obter a informação através do número 808 50 20 20 (preço de chamada local). O Serviço de Informações do IMTT dá a resposta, evitando assim deslocações e tempos de espera nos serviços de atendimento ao público. 


Documentos necessários à reposição da matrícula

  • Formulário Modelo 9 do IMTT – Certificado de Matrícula – no qual deverá assinalar a opção "Outra” e escrever “Reposição de Matrícula”
  • Comprovativo de aprovação do veículo na inspecção extraordinária
  • Livrete ou certificado de matrícula
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade

Para um atendimento mais cómodo e rápido, o Modelo 9 está disponível em www.imtt.pt - Formulários - Condutores e Veículos, podendo ser impresso e preenchido antecipadamente.

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2014 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0