Autoestradas do Mar: projeto COSTA

Autoestradas do Mar: projeto COSTA 

Título
27 de Fevereiro de 2013
Realizou-se dia 20 de fevereiro, em Lisboa, o primeiro workshop do projeto COSTA, financiado pelas Redes Transeuropeias de Transporte. 

A ação COSTA (CO2 & Ship Transport emissions Abatement) visa desenvolver condições-quadro para a utilização de Gás Natural Liquefeito (GNL) em navios das zonas do Mediterrâneo, Atlântico e Mar Negro.

Workshop Projeto COSTA

O COSTA tem por objetivo preparar um plano diretor de GNL para o transporte marítimo de curta distância entre o mar Mediterrâneo e a parte norte do Atlântico, bem como a navegação em mar alto no Atlântico Norte para os Açores e a Madeira.

Os resultados do estudo de viabilidade darão apoio à sustentabilidade das Autoestradas do Mar (Motorways of the Sea, MoS), contribuindo para o esforço comum de luta contra as alterações climáticas. Se forem aplicadas as recomendações da estratégia COSTA, espera-se que as emissões de CO2 dos navios possam diminuir 25% em 2020 e 50% em 2050. Para os poluentes atmosféricos, a utilização de GNL eliminaria as emissões de SOx e reduziria as emissões de NOx em 90%.

Workshop Projeto COSTA

O plano diretor de GNL identificará claramente o que fazer, quando, quem o fará e quais os investimentos necessários para permitir a utilização de GNL como combustível para a navegação nas bacias do Mediterrâneo, do mar Negro e do Atlântico, incluindo as ligações marítimo-fluviais e a navegação em alto mar no Atlântico Norte, a partir de 2020.

Desta forma, aproveitará os resultados do projeto relativo à utilização de GNL no mar do Norte e mar Báltico, em especial no que respeita às questões de segurança e, tendo devidamente em conta as diferenças entre o Báltico e as outras zonas, às questões técnicas.

Workshop Projeto COSTA

O Projeto COSTA, cuja conclusão está prevista para abril de 2014, é coordenado pela Agência de Execução da Rede Transeuropeia de Transportes e envolve Portugal, Espanha, Itália e a Grécia.

O IPTM, I.P/IMT, I.P.: é o organismo nacional beneficiário, sendo os organismos de execução em Portugal os Portos dos Açores e da Madeira.

No workshop, realizado em paralelo com o 3.º Fórum Anual do GNL, estiveram também representados os Ministérios dos Transportes de França e de Malta.

Programa do Workshop

 
Pode consultar mais informações sobre esta matéria em:

http://www.onthemosway.eu

http://tentea.ec.europa.eu/en/ten-t_projects/ten-t_projects_by_country/multi_country/2011-eu-21007-s.htm

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2014 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0