Emissão de 2.ª Via da Carta de Condução

Emissão de 2.ª Via da Carta de Condução 

Título

Nos casos em que a carta de condução se tenha extraviado, tenha sido roubada ou esteja destruída, deve requerer a emissão de uma 2.ª Via.

Documentos 

Para a emissão de 2.ª Via da carta de condução são necessários os seguintes documentos:

  • Exibir original do documento de identificação pessoal;
  • Apresentação do Número de Identificação Fiscal;
  • Uma fotografia atual (tipo passe), a cores e de fundo liso e claro.*ver nota

Taxas: € 15 para condutores de idade igual ou superior a 70 anos; € 30 para os restantes condutores.

Procedimentos 

Para realizar o pedido de 2.ª Via é necessário: 

  • Preencher manualmente depois de impresso, e assinar, o formulário Modelo 1 IMT - carta de condução. Ao preencher o formulário, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento); *ver nota
  • Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional e distrital do IMT, Loja do Cidadão e Espaços de Atendimento ao Cidadão - Lojas CTT e AMA, mais perto de si;*ver nota
  • O condutor receberá a nova carta em casa, por correio registado em mão;
  • Caso esta carta se destine a substituir uma outra, cujo prazo de validade ainda não tenha terminado, alerta-se que a carta anterior se encontra revogada, pelo que se recomenda que proceda à respetiva destruição.

Os impressos estão disponíveis no sítio do IMT em Formulários – Condutores e Veículos.

*NOTA:

Nos balcões de atendimento do IMT e nas Lojas do Cidadão onde o IMT está presente (Braga, Coimbra, Lisboa - Laranjeiras, Setúbal, Viseu e Porto), o modelo 1 IMT não é necessário quando a entrega dos documentos é efetuada pelo próprio, sendo obrigatório quando a entrega dos documentos é efetuada por terceiros.

Quando a entrega dos documentos é efetuada nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC/BMS) o modelo 1 IMT e a fotografia é sempre obrigatório.

Quando a entrega dos documentos é efetuada nos novos Espaços do Cidadão - Lojas CTT e AMA o modelo 1 IMT e a foto não são necessários, uma vez que a fotografia é tirada no local, sendo que a pretensão de alteração de nome  e/ou de morada só pode ser efetuada pelo próprio com a restante documentação e efetuada isoladamente (por ex. não pode ser feito em simultâneo o pedido de 2.ª via e revalidação).

Para obter informação sobre os locais de atendimento ao público onde se encontra disponível o seu pedido, e quais os locais que se encontram mais próximos de si, nas diversas regiões do país (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), consulte a Pesquisa por Serviço.

 
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